Incentivado pela família e amigos, Daniel passou a participar de festivais na região, onde fez amizade com José Henrique dos Reis, o João Paulo, que se tornaria seu companheiro inseparável. Quando João Paulo deixou de cantar com o irmão, a sugestão dos amigos e da família foi que Daniel e ele cantassem juntos. Nascia então, em 1980, a dupla José Neri e Daniel, e eles chegaram a se apresentar muitas vezes com este nome. Foi em uma conversa com Liu e Léo e Paraíso, da dupla Mococa e Paraíso, que veio a sugestão da troca do nome para João Paulo & Daniel.

Os dois começaram cantando em circos, festas e festivais, sempre acompanhados pelo pai de Daniel, Sr José Camillo.

O primeiro disco da dupla foi lançado em 1985. O sonho da gravação estava realizado, a luta apenas começava.

1.985 - 1º LP “AMOR SEMPRE AMOR” – Este primeiro álbum foi financiado pelo pai de Daniel, José Camillo, que acreditava na dupla e os acompanhava mostrando seu trabalho desde que começaram a cantar juntos profissionalmente, em 1.982.

O trabalho de divulgação ganhava vital importância e a dupla precisava de alguém que levantasse a sua bandeira. Em uma de suas divulgações pelas rádios do interior de São Paulo, na cidade de Botucatu, João Paulo e Daniel conheceram Hamilton Régis Policasto, que estava ouvindo a entrevista da dupla e foi se encontrar com eles, oferecendo ajuda para a divulgação e venda de shows. Com a sua competência e muito trabalho, Hamilton tornou-se empresário da dupla e permaneceu ligado a Daniel até o ano de 2009.

1.987 - 2º LP “PLANETA CORAÇÃO” – O trabalho no interior de SP plantava o nome de João Paulo & Daniel. As canções Paloma e Planeta Coração foram as que mais se destacaram.

1.989 - 3º LP “JOÃO PAULO & DANIEL” – A música “Desejo de Amar” abriu as portas da mídia nacional para a dupla. A canção originalmente gravada por Eliana de Lima na nova roupagem de João Paulo & Daniel teve grande aceitação no rádio e a dupla começou a decolar.

1.992 - 4º LP: “JOÃO PAULO & DANIEL” – “Tá faltando amor” composição de Pinochio com Daniel, “Gosto de hortelã” e “Fogo de amor” se destacaram e os shows foram aumentando gradativamente.

1.994 - 5º CD: “JOÃO PAULO & DANIEL”-  O trabalho que vinha sendo realizado e o repertório deste álbum lançado em CD garantiu à dupla a permanência na gravadora Warner/Continental e o 1º Disco de Ouro (100 mil cópias) e 1º Disco de Platina (250 mil cópias) da carreira, ultrapassando 300 mil cópias vendidas. “Só dá você na minha vida”, “Dia de Visita”, “Rosto Molhado”, “O Cheiro dela” e “Cuida de mim” eram tops nas paradas musicais em vários estados do Brasil.

1.995 - 6º CD: JOÃO PAULO & DANIEL  - “Alguém”, “Eu me amarrei”, “Toma conta de mim” e “Hoje eu sei” demonstram maturidade da dupla que passava a tocar diversas canções ao mesmo tempo no rádio. João Paulo, Daniel e o amigo Rick, em uma madrugada, compuseram a canção “Olhos Claros”, resposta a “Dia de Visita”, grande sucesso na época.

1.996 - 7º CD: JOÃO PAULO & DANIEL – Este álbum ultrapassou as 500 mil cópias antes do seu lançamento, tendo premiado a dupla com seu primeiro Disco de Diamante (1 milhão). A música “Estou Apaixonado” foi o destaque deste trabalho que levou a dupla aos grandes programas da televisão brasileira. A canção “Pirilume” fez parte da trilha sonora da novela O Rei do Gado, da TV Globo. Outros sucessos foram: “Minha estrela perdida”, “Nelore Valente” e “Com qual carícia”.

1.997 8º CD: JOÃO PAULO & DANIEL -  Destaque para a  música “Te Amo Cada Vez Mais” que premiou a dupla com mais um Disco de Ouro (100 mil ), Disco de Platina (250 mil), Disco de Platina Duplo (500 mil), Disco de Platina Triplo (750 mil) e Disco de Diamante (1 milhão). Destaque para “Poeira da estrada”, composição de João Paulo & Rick, “A Loira do carro branco” e “Ela tem o dom de me fazer chorar”.

Neste mesmo ano de glórias uma grande tragédia tirou a vida de João Paulo e interrompeu esta trajetória de sucesso.

1.998  - Superando o trauma da perda do companheiro e certo de que cantar era sua maior motivação para viver, DANIEL lança seu 1º CD solo: “ADORO AMAR VOCÊ”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Destaque para as músicas “Adoro amar você”, “Declaração de amor” e “Dengo”.

1.999 - 2º CD solo: “VOU LEVANDO A VIDA” – as canções mais executadas foram “Vai dar samba”, “Vou levando a vida” e “Que era eu”.

Em setembro deste ano Daniel bateu o recorde mundial ficando 25 horas dando autógrafos para seus fãs. Foram mais de 4 mil autógrafos neste período.

O cantor também realizou encontros com fãs e manteve a tradição de estar próximo de seu público.

Também neste ano Daniel participa do filme “Xuxa Requebra” ao lado da apresentadora Xuxa Meneghel.

Desde 1.999 Daniel é padrinho de um dos maiores projetos em benefício do próximo existentes no Brasil: o Teleton, que possibilita a manutenção e a construção de unidades da AACD, que atende crianças portadoras de necessidades especiais.
2.000  - DANIEL lança o projeto MEU REINO ENCANTADO, que reúne clássicos da música sertaneja e tem a participação de convidados especiais. O sonho de resgatar canções em um novo álbum era dividido por Daniel com João Paulo, e por isso seu irmão Chico, participa da homenagem na faixa “Quando a saudade dói”. Destaque para a participação de José Camillo em “Meu reino encantado” e  Chitãozinho e Xororó em “Terra Tombada”.

 2.000 - 3º. Álbum em carreira solo “QUANDO O CORAÇÃO SE APAIXONA”. Destaque para a música título, além de “Seus beijos” e “Um beijo pra me enlouquecer”.

Daniel e sua equipe iniciam as atividades do Daniel Futebol Clube, um time formado por voluntários liderados por Daniel e seu empresário Hamilton Policastro, cujo objetivo era estimular a solidariedade.

O Daniel FC realizou 163 partidas em quase 10 anos de trajetória, e direcionou suas arrecadações a mais de 600 entidades. Foram 500 bolsas de sangue, 16 mil cobertores, mais de R$ 3.500.000 arrecadados em bilheterias e mais de 2.500 toneladas de alimentos. 

Ele também já teve um veículo de comunicação exclusivo com seus fãs. A Revista Turma do Dani foi fundada em 2.000 e teve edições publicadas até o ano de 2.005, quando o projeto terminou.

2001CD e DVD AO VIVO - Show gravado na casa de shows Olympia, em São Paulo/SP. Este show ficou marcado na memória dos fãs pelo figurino – Daniel entrava em cena vestido de palhaço e cantando a música “Somos todos iguais esta noite”, que fazia referência aos shows nos Circos que aconteciam no início da carreira de João Paulo & Daniel.

2.001 - Daniel também lança “DANIEL EM ESPANHOL”, com seus grandes sucessos em espanhol, direcionado para o mercado latino. Para ter uma boa dicção na pronúncia do espanhol, Daniel teve acompanhamento de um professor que o acompanhava apesar da agenda lotada de shows.

2002 “UM HOMEM APAIXONADO” – Este álbum marca uma mudança no visual do cantor, totalmente aprovada pelos fãs. As mais tocadas foram “Um homem apaixonado” e “Dá-me, dá-me”.

- No mesmo ano Daniel registra em CD e DVD a marca de 20 anos  de carreira. O show foi gravado no ATL Hall no Rio de Janeiro/RJ.

2003 - MEU REINO ENCANTADO II – Daniel continua o projeto muito bem recebido pelo público. Todas as músicas deste álbum são de composição, autoria ou então de interpretação original de Tião Carreiro & Pardinho. Destaque para as participações de José Camillo, Cézar e Paulinho, Gino e Geno e Borghetinho, entre outros.

Daniel é convidado a participar de mais um filme, protagonizando “Didi- o cupido trapalhão” ao lado de Renato Aragão e Jackeline Petkovic.

2004 “EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO”

Este álbum traz os Sucessos “Querida”, “Os Amantes”, “Bem simplesinho”, entre outros.

2005 –“MEU REINO ENCANTADO III” – trouxe à tona o sucesso “Desatino” e novamente contou com participações especiais de grandes nomes da música convidados por Daniel. O cantor registrou a canção Desatino em clipe na época.

“CD e DVD AO VIVO – TE AMO CADA VEZ MAIS” – gravado ao vivo em Botucatu/SP em cenário especial – Daniel cantou para um grande público em frente à Catedral da cidade.

2006 – “AMOR ABSOLUTO” – sucessos: “Quem diria, hein!?”, “Que qui tem, que qui tem”.

2008 – “DIFÍCIL NÃO FALAR DE AMOR” – sucessos: “Difícil não falar de amor”, “Quase louco”, “Pra sempre te amar” e “Amiga”. A capa marcante deste álbum trazia Daniel com um violão cromado.

2009 – “As músicas do filme O Menino da Porteira” – Este álbum que foi trilha do filme estrelado por Daniel merece destaque para as canções “O Menino da Porteira” e “Tocando em frente”. Através dele o cantor recebeu seu primeiro prêmio internacional – o GRAMMY LATINO.

O Filme “O MENINO DA PORTEIRA” estreou em março tendo o cantor Daniel como protagonista; Daniel reinaugurou o Cine São José em Brotas com a pré-estréia do filme que estrelou, e contou com o prestígio de amigos como Xuxa, Alexandre Pires, Luciano Camargo, Sérgio Reis, Vanessa Giácomo, entre outros.

Devido à sua dedicação e desempenho no papel do filme, recebeu convite para atuar na novela “Paraíso” da Rede Globo, de Benedito Rui Barbosa, e o personagem, também peão, recebeu o nome de Zé Camilo. Na vida pessoal, Daniel viveu uma de suas maiores emoções assistindo o nascimento da filha Lara, em novembro.

2010 – CD e DVD “Raízes” – Este trabalho marca a trajetória de Daniel que passou a gerenciar sua carreira com o escritório Daniel Promoções Artísticas em Brotas/SP. As músicas “Tenho que sonhar” e “Do outro lado do rádio” foram muito bem recebidas nas emissoras de todo país e este álbum foi lançado pelo selo Som Livre. Neste ano Daniel oficializou sua união com Aline de Pádua, mãe de sua filha Lara.

2011 – 17º. “Pra ser feliz”  – Com a maturidade de quem está prestes a completar 30 anos de carreira, Daniel lançou pela Sony Music o álbum “Pra ser feliz” com sucessos como “Tá no coração”, “Eu amo amar você” e “Pra ser feliz”.

2012 –  Na vida pessoal o cantor ganhou mais um presente, o nascimento da filha Luiza, em janeiro.

Daniel é convidado a integrar a bancada de técnicos do The Voice Brasil, programa que estreou na TV Globo e teve grande repercussão nacional.

No final do ano lança o show “Daniel 30 anos – O Musical”, que seria depois registrado em DVD.
2013 DVD “Daniel 30 anos – O Musical”

Já são mais de 13 milhões de discos vendidos em toda a sua trajetória – 8 cds João Paulo & Daniel, 17 cds solo e 5 Dvds.

Completando 30 anos de carreira, Daniel comemora à altura com o lançamento do DVD “Daniel 30 anos – O Musical”, um show diferenciado que possui aspectos dos espetáculos musicais da Broadway, com 16 atores/cantores em cena contando junto com Daniel a sua história através de canções de seu repertório e outras que se encaixam perfeitamente nos momentos narrados. (release completo do DVD em IMPRENSA)

Este ano Daniel integra mais uma vez o grupo de técnicos do THE VOICE BRASIL, que devido ao sucesso da primeira temporada em 2012, volta à tela da Globo agora às quintas-feiras, em horário nobre.

Ao lado de Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Lulu Santos, o cantor tem a missão de encontrar uma nova voz para encantar o Brasil.